Prezado Empresário Gráfico,

Assumimos a gestão 2020-2022 por acreditar no associativismo, com o propósito de continuar a representatividade da categoria gráfica gaúcha e com o objetivo de manter os benefícios oferecidos para as gráficas filiadas/associadas no Sindigraf-RS.

Considerando que o Governo Federal, através da reforma trabalhista em 2017, transformou o recolhimento da Contribuição Sindical Urbana de obrigatória para facultativa, causando, a partir de 2018, uma acentuadíssima queda na receita dos Sindicatos Patronais e Laborais em todo o Brasil, decidimos centrar a sustentabilidade do Sindigraf-RS no recolhimento da Contribuição Assistencial Patronal, decorrente da negociação com a classe trabalhadora e cláusula na convenção coletiva, nos benefícios (produtos e serviços) que o Sindicato proporciona como contrapartida e no relacionamento com as empresas filiadas/associadas.

Na oportunidade, decidimos não gerar a guia de cobrança da Contribuição Sindical 2020, deixando a critério das empresas avaliarem os benefícios e serviços prestados pelo Sindicato e decidirem fazer ou não o recolhimento.

A exemplo do mundo inteiro, não se previa que, em 2020, teríamos a inesperada e inoportuna surpresa da Covid-19, causando a pandemia mundial, promovendo uma acelerada transformação na vida das pessoas, na sociedade, na economia em geral, nas relações do trabalho e nas relações comerciais.

Mais uma vez tivemos que nos adequar à situação, alterando rapidamente "o que" e "como" continuar atuando na defesa dos interesses do setor e prestando serviços às empresas. Novas ações tiveram que ser tomadas junto aos órgãos governamentais, dentre as quais destacamos o reconhecimento da indústria gráfica como atividade essencial nos protocolos gerados pela pandemia, mas com todas as dificuldades atravessamos o difícil ano de 2020, junto com a maioria das empresas.

Iniciamos 2021 e novamente decidimos não efetuar a cobrança da Contribuição Sindical mas, por acreditar na qualidade dos nossos serviços e benefícios, enviamos esta correspondência com a tabela da Contribuição Sindical 2021 para que as empresas gráficas estabelecidas na base territorial do SINDIGRAF-RS possam fazer o cálculo do valor a recolher e, as que se sentem satisfeitas com a sua entidade de classe e queiram contribuir para sua sustentabilidade e continuidade, solicitem a guia a nossa Secretaria através do e-mail financeiro@sindigraf-rs.com.br, telefone (51) 3323-0303 ou Whatsapp (51) 99876-7457. Salientamos que a data limite para recolhimento sem qualquer correção, é 29/01/21, último dia útil de janeiro.
Antecipadamente, agradeço a atenção que nos dispensarão e lhes desejo muito sucesso, com resultados positivos em 2021.

Juntos formamos uma indústria gráfica unida e forte. 

Atenciosamente,
Roque Noschang
Presidente do Sindicato da Indústria Gráfica no RS